segunda-feira, 20 de abril de 2009

A DIFÍCIL ARTE DE MORAR SOZINHO


Vamos pedir piedade, Senhor, piedade! Pra essa gente careta e covarde...
Cazuza.

É um sonho almejado por todo jovem!
Um sonho difícil e de realidade só pra quem é, ou se faz, forte. Quando gay, se é mais necessário ainda. São vários os motivos:

Primeiro – Necessidade de liberdade com amigos e parceiros;
Segundo – Não aceitação da família pela condição gay;
Terceiro – Arrumar como e quando sua casa e bla bla bla...

São esse os que escuto com maior freqüência e não precisam de respeito nesta ordem.
E, finalmente... você consegue. O sonho começa a virar pesadelo!
Na maioria das vezes por sermos jovens e por não termos vidas financeiras estabilizadas resta-nos duas opções:

Primeira – Dividir o aluguel com um amigo que você jura conhecer, e bastam alguns meses de convivência para perceber que são totais desconhecidos e, que a conta do telefone foi cortada porque ele não pagou a parte que lhe cabia. Ele, por sua vez, não pagou porque tinha te emprestado o dinheiro sem ter, mas, também não falou. E daí por diante...

Segunda – Morar num conjugado, onde sabe que não vai se acostumar. Só resta fazer dele sua mansão. Dificilmente você consegue isso, e, vive mudando de conjugado pra conjugado, contando cada ctms. como se fosse kms.

Ótimo! Depois de anos você consegue montar sua casa! Sem muito luxo, mas cômoda.
O sonho realizado! Moro sozinho e to bem estabilizado. Agora sim vou curtir minha vidinha de solteiro. Meu lar doce lar. Certo? Errado. Mero engano.
Você sai, conhece um carinha, e mais que normal convida pra onde? Motel? Que nada. Vou gastar o dinheiro da prestação da máquina de lavar, podendo ir pra minha casa? Afinal, instalei meu chuveiro elétrico hoje!!! Primeiro dia, primeira semana, você se apaixonando e ele idem. Um mês e as coisas começam a ficar financeiramente apertadas. Não esqueça: tudo o que você calculou, foi para uma pessoa: compras, gás, luz, telefone etc. Tudo agora é DO-BRA-DO! Menos o salário.

Isso se dá pelo primeiro motivo no início do texto. E o pior é que constante, a grande maioria por comodidade ou falta de atitude acha que você é bem sucedido. O cara que não precisa e ajuda. Por culpa, claro, sua que nunca reclamou ou pediu nada.
É fácil casar quando se tem casa mobiliada, qualquer um se “joga”, complicado é conseguir um que se junte a você pra montar uma estrutura familiar, física e mental.

Pois bem! Faça o teste. Eu fiz e perdi vários... Comece colocando duas contas e luz atrasadas em cima da TV. Nada acontece. Sabe por quê? As contas estão no SEU nome. Afinal, o chuveiro, o DVD, o som, ar condicionado etc., nada é obrigação dele. Só SUA!!!!!!!!!!!!!!
Agora, se esse passo funcionar, CASE. Provavelmente, não funcionará mesmo, logo, continue:
A cada dia que ele for jantar na sua casa, diga-lhe que traga um frango ou carne e uma garrafa de suco ou refrigerante. Se no terceiro dia ele levar sem reclamar, CASE! E me apresente ao irmão dele...
Ou seja, por carência, falta de grana etc., nunca estamos sozinhos, a não ser na hora de saldar as dívidas.

Quero deixar bem claro que não estou generalizando, e até acredito que já tenha sido um desses acomodados. Mas, já paguei por isso e de uma cetra forma acho que pago até hoje. Aprendi e não repeti! Hoje até moro sozinho numa quitinete. Arrasei na favela!!!!!!!!!!!!!!!!
Mesmo assim, oportunistas surgem a todo momento tentando tirar a liberdade que tento, com luta, manter dia após dia.

Conclusão 1 – Se ver que as coisas estão ficando séria e você está gastando demais e não tem condição de arcar com tudo sozinho, fale logo pra não ter complicações depois.
Conclusão 2 – Mesmo não precisando, acredito que não deva tirar a responsabilidade de quem a tem. É muito bom saber que pode contar com seu amor caso precise. O lance é pedir, nesse caso, coisas supérfulas às vezes. Sorvetes, pizzas etc.
Conclusão 3 - Não se feche por falta de espaço ou dinheiro. Nem tenha vergonha, e, sem essa de desculpa, porque moro na favela. Desculpa? Ela é sua! E, nunca, nunca mesmo diga:
“–Não repare, não. A casa é de pobre, mas é arrumadinha...”
Isso é pobreza... de Espírito...

Um comentário:

  1. Gostei mto do texto, me deu vontade de ler os outros. vou ler direto. agora quero q vc posta os outros.rsrs

    ResponderExcluir